sábado, 15 de dezembro de 2012

Scrabble


vocabulário, ortografia, matemática, raciocínio e diversão

Hoje, gostaria de dar uma sugestão de jogo educativo para todos os pais que buscam um bom presente de Natal ou, simplesmente, uma boa opção de material para o desenvolvimento de diversas competências. Esse jogo é o Scrablle – ou “Palavras Cruzadas”, como também é conhecido.
Esse jogo é excelente para todas as faixas etárias – até mesmo para aquelas crianças que ainda não sabem ler/escrever, pois é uma boa ferramenta para alfabetização.
Para quem não conhece o jogo, aí vão as regras básicas1 (informações “CtrlC+CtrlV” da Wikipedia):

Cada jogador dispõe de sete letras, colocadas num suporte de madeira ou plástico, de forma a ficarem viradas para si, mas escondidas dos outros jogadores. Na sua vez, o jogador vai tentar colocar todas as suas letras no tabuleiro, ligadas a uma ou mais palavras existentes, e de forma a que resultem novas palavras válidas. O jogador soma os pontos das letras de todas as palavras que formou, incluindo das letras já colocadas, possivelmente multiplicados pelos bônus marcados no tabuleiro.
Cada letra tem uma determinada pontuação, que é tanto mais alta quanto mais rara seja essa letra na língua em que o jogo está. Por exemplo, em português A e O valem 1 ponto cada, enquanto a letra X vale 8 pontos.
Após a sua tentativa, o jogador tira aleatoriamente de um saco tantas letras quantas necessárias para ficar novamente com sete. O jogo termina quando se esgotarem as letras do saco. Ganha quem tiver marcado mais pontos desde o início do jogo.

Como é perceptível, jogar Scrabble, além de muito divertido, gera os seguintes benefícios:
  1. Estimula o enriquecimento do vocabulário;
  2. Gera maior atenção para a ortografia correta das palavras;
  3. Desenvolve o raciocínio e o senso de estratégia;
  4. Treina matemática básica;
  5. Utiliza a linguagem simbólica para conceitos e valores;
  6. Une de forma íntima e direta os momentos de “aprendizado” e “diversão” – ou melhor, elimina essa divisão que, em geral, impomos sobre os momentos do cotidiano.
Um outro ponto positivo desse jogo é que ele não precisa ser comprado. Caso você não queira ou não possa comprar um tabuleiro de Scrabble, é muito simples confeccioná-lo em casa. Basta um pouco de papelão, papel, canetinhas, tesoura e um pouco de habilidade manual para montaá-lo – talvez as crianças até possam ajudar, o que torna tudo muito mais interessante!
Isso acrescentaria o desenvolvimento de diversas outras competências às já ricas consequências de se utilizar o Scrabble como ferramenta educacional.
Para quem está ensinando uma ou mais línguas estrangeiras para os filhos, também é possível criar jogos específicos para as características de cada língua. Uma rápida pesquisa na internet oferecerá as informações necessárias para isso.
Se adicionarmos a tudo isso as possibilidades de variação do jogo e das regras, não há como negar que essa, definitivamente, pode ser uma ferramenta poderosa para a aprendizagem – não somente da criança, mas de toda a família.
1 Para ver as regras completas desse jogo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua participação... ela é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...